Teste de DNA global



Sou historiador.
Amo o que faço e me interessa muito saber minhas origens e incentivar outrxs a fazerem este caminho, mesmo que doloroso, para termos mais consciência dos que fizeram conosco aqui na América a partir do século 16.

Uma das formas de domínio contra nós realizado pelos brancos europeus foi esconder nossas raízes e nos misturar com outros povos para diminuir a resistência à escravidão!

Geralmente os brancos e amarelos (asiáticos) sabem bastante das suas origens e nós afrodescendentes sabemos mais da nossa ancestralidade europeia do que outras etnias que compõem nossa origem.


Minha pergunta há muitas décadas foi: qual é a minha origem africana?

Saiu o resultado da minha ancestralidade global!





Tenho 54% de genes africanos vindo principalmente da Nigéria, Camarões e República Centro-Africana, 36% de genes europeus do sul da Europa e Ibéria e 11% de genes vindo dos povos originários da América do Norte e América do Sul!

É uma forma importante de reconhecimento e quem sabe no futuro ter uma cidadania de um país africano, continente que concentra a maior parte dos meus genes.

O ator africano-estadunidense Samuel L. Jackson se tornou cidadão do Gabão após rastrear seus ancestrais até o povo Benga.

Isaiah Washington (Mende de Serra Leoa) foi o primeiro africano-americano a obter cidadania plena com base no DNA. Erykah Badu (Camarões), Chris Rock (Camarões), Whoopi Goldberg (Guiné-Bissau), Common (Camarões), Chris Tucker (Camarões, Angola), Oprah Winfrey (Libéria e Guiné), João Jorge do Olodum (Ashanti de Gana) e Zulu Araújo (Tikar de Camarões), entre outrxs, também encontraram suas raízes.

Faço parte do segundo grupo que vieram para o Brasil como trabalhadores forçados, o do golfo do Benim.

Vou investigar mais para saber o povo da minha matriz materna e paterna! Isso é uma forma de reparação pela escravidão dos nossos ancestrais promovida pelos brancos europeus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 invenções africanas que mudaram o mundo